AREIAS
.png)
A areia lavada é a mais utilizada em obras da construção civil. Extraída por dragas de rios e lagoas é peneirada, decantada e classificada em três tipos
AREIA FINA
AREIA MÉDIA
Diâmetro dos grãos varia de 0,05mm a 0,42mm.
Utilizada na fabricação de rebocos em geral como argamassas para acabamento interno.
Diâmetro dos grãos varia de 0,42mm a 2mm.
Utilizada no assentamento de tijolos e confecção de artefatos concretantes como telhas. É também aplicada na composição de areias de lazer como praias artificiais e tanques recreativos
AREIA GROSSA
Diâmetro dos grãos varia de 2mm a 4mm.
Utilizada no assentamento de tijolos, sustentação de lajes, colunas e contra piso.
PEDRAS
Também chamada de brita é o produto extraído da britagem de rochas.
As opções disponíveis são:
PEDRA 0
Conhecida também como pedrisco, possui fragmentos bem pequenos e é utilizada na produção de lajes, pré-moldados, chapiscos entre outros.
.png)
PEDRA 1
PÓ DE PEDRA
PEDRA 2
PEDRA 4
PEDRA 3
Muito utilizado para obtenção de concretos de fina textura, pré-moldados de concreto e calçadas. Possui facilidade de modelação.
É a mais presente em obras de construção civil é usada na produção de concreto, colunas de sustentação, lajes, vigas entre outras estruturas que necessitam de resistência e qualidade.
A maior de todas dentre as citadas possui utilização bem específica como sumidouros, gabião (estrutura armada, flexível, drenante e de grande durabilidade e resistência) e concretos ciclópicos (termo originado da Grécia antiga em que se acreditava que os únicos seres capazes de suportar estruturas muito resistentes eram os ciclopes).
Composta por pedras de tamanho médio a elevado é aplicada em misturas de altíssima resistência como o concreto bruto que deve ser aplicado em pisos de alta espessura.
Possuem fragmentos maiores e é utilizada em obras de base como drenagem, lastros de ferrovias e reforço de subleito para pistas de tráfego pesado